quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PALÁCIO FELIPE CAMARÃO

prédio do Palácio Felipe Camarão foi construído no ano de 1922, pelo construtor Miguel Micussi, sendo inaugurado no mesmo ano no dia 7 de setembro, marcando o Centenário da Indepedência do Brasil, na administração do governador Antônio José de Melo e Souza (1920-1924) e do intendente municipal Teodósio Paiva. Antes, havia no local um casarão de linhas coloniais onde funcionava a Presidência da Intendência Municipal.
A sede da Prefeitura recebeu o nome de “Palácio Felipe Camarão” através da Lei 359/A, de 1955, em homenagem ao índio Poti, que era o chefe dos Potiguares, tribo que habitava as margens do Rio Potengi.
O índio Poti nasceu na aldeia de Vila Velha, em Igapó, e em 1612 foi catequizado e batizado juntamente com a sua esposa Clara Camarão passando a chamar-se Antônio Felipe Camarão. O primeiro nome, em homenagem ao santo do dia; o segundo, ao rei de portugal; e o terceiro, representa a tradução da palavra indígina Poti.
Felipe Camarão se destacou nas lutas para expulsão dos inavasores holandeses na capitania de Pernambuco. Por conta de sua bravura, o rei de Portugal, em 16 de maio de 1633, concedeu-lhe um brasão de armas e nomeou-o capitão mor de todos os índios do Brasil, passando, a partir daí, usar a palavra Dom, antes do nome, como indicativo de nobreza. Recebeu ainda a comenda dos Moinhos de Soure, do mesmo rei de portugal. Dom Antônio Felipe Camarão morreu no ano de 1648, em Várzea, nos arrebaldes de Recife, PE.
FONTE - TEATRO, MUSEUS E IGREJAS

PALÁCIO POTEGI

o Palácio Potengi, também conhecido como Palácio da Cultura, que foi sede do Governo do Estado até a década de 80 e, anteriormente, abrigou a Assembléia Provincial. Construído entre 1865 e 1873 na Praça 7 de Setembro, no bairro da Cidade Alta, a imponente edificação neoclássica não é relevante apenas pelo aspecto arquitetônico ou pelo seu passado. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e transformado num dos principais espaços dedicados às artes no Rio Grande do Norte, o Palácio abriga hoje a Pinacoteca do Estado, que recebe mostras itinerantes e mantém uma exposição permanente, com algumas das mais representativas obras de pintura e desenho produzidas por artistas potiguares.

Entre os nomes representados na Pinacoteca estão Dorian Gray Caldas e Newton Navarro, dois dos principais expoentes do modernismo no Rio Grande do Norte a partir da década de 1940. O valor de suas produções é reconhecido internacionalmente. Suas pinturas, elaboradas através de óticas peculiares, retratam sobretudo o povo nordestino e seu comportamento.

Após conhecer a Pinacoteca, o turista pode subir as escadas do Palácio. No primeiro andar, estão abertos à visitação o antigo gabinete do governador do Estado e algumas salas anexas, com decorações originais e mobília bem conservada. Os jardins do Palácio também se encontram em bom estado e já foram palco de shows de música erudita.

Uma praça poderosa

Se o governo estadual não está mais na Praça 7 de Setembro, o local ainda é endereço da Prefeitura de Natal, da Assembléia Legislativa e do Tribunal de Justiça do Estado. Dos três prédios que integram a “praça dos três poderes”, o mais interessante do ponto de vista arquitetônico é o Palácio Felipe Camarão, sede do poder executivo municipal. Com características ecléticas, reforçadas atualmente por uma pintura em azul e branco, o prédio foi inaugurado em 7 de setembro de 1922, em meio às comemorações do centenário da Independência.

mais

mais

mais

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

Minha lista de blogs